Iteração e Interação - Iterar interagindo
- Diego Ciarrocchi
- 10 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Duas palavras similares, mas bem distintas em sua definição. Iteração e interação mesmo possuindo caminhos diferentes, podem e devem ser pensadas em conjunto em diversas áreas como a medicina, a educação, os esportes, o trabalho e tantas outras com possibilidades quase infinitas de aplicabilidade prática. Somado com o auxílio da tecnologia da informação, pode ainda mais potencializar a aplicação prática.
Em muitos dicionários, encontra-se iteração como sinônimo de repetição, porém não é simplesmente isso. Um exemplo bem aplicado é em tecnologia, no desenvolvimento de software onde as metodologias ágeis aplicam ciclos de iteração, que se repete em cada período, mas uma repetição absorvendo o ciclo anterior, isso traz o senso de lições aprendidas e agrega ao próximo ciclo.
Já interação pressupõe troca, comunicação mútua onde a partir de um estímulo, ocorre uma reação e com essas vias de mensagens, é criado algo novo, que surge desse primeiro ciclo de comunicação.
Se pensarmos em iteração com interatividade de forma conectada, podemos pensar na troca mútua com ciclos repetitivos, e em cada ciclo, uma nova interação. Em novas tecnologias como a Inteligência artificial, podemos considerar ciclos incrementais, iterativos e interativos, onde a linguagem de máquina aprende através da interação com o outro e vai cada vez mais incrementando seu algoritmo e aperfeiçoando a cada iteração. Dessa forma se dá parte das nossas relações virtuais hoje em dia, sempre interagindo com recursos cada vez mais digitais e sofisticados, onde em algum momento, se perde inclusive a noção do que é real e do que é virtual.
Em suma, devemos buscar as diversas opções para a inovação através desses dois conceitos, e também vislumbrar conexões entre eles para que seu uso seja cada vez mais sustentável, diverso e colaborativo, seja nas organizações, nos estados e na sociedade em geral.
LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2008
RECHENBERG, I. Cybernetic Solution Path of an Experimental Problem. Farnborough: Roy. Aircr. Establ. Libr. Transl., 1122, 1965.
Comments