"Faz bem ao teu corpo, para que a alma tenha o prazer de nele habitar"
- Diego Ciarrocchi
- 5 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Olá, começo esse texto com essa frase de Santa Tereza de Àvila: "Faz bem ao teu corpo, para que a alma tenha o prazer de nele habitar". É sim uma provocativa e uma reflexão de como cada um de nós tem pensado sobre nosso corpo a partir da perspectiva mais integrada com mente, alma e sim, nossa espiritualidade.

É interessante como ainda não observamos tão claramente uma preocupação com o corpo dentro da nossas ações na igreja. Quando falo corpo, não pense sobre estética, alta performance e vaidade, e sim, através da ótica de saúde, bem estar e qualidade de vida. Você já parou para pensar nos eventos de sua paróquia ou comunidade? Geralmente, são festivais de doces, feijoada, barraca do pastel e claro, sempre acompanhado de um refrigerante. Será que essa cultura, esses eventos também não deveriam ter um olhar para a saúde dos fiéis e com uma pitada de evangelização? No meu ponto de vista, sim. Já estamos atrasados, o mundo mudou, e mudará ainda mais após o "novo normal". A preocupação com o corpo deve também ser parte fundamental nas nossas igrejas. Corpo saudável, preparado para rezar com mais qualidade, e para servir com mais vigor. "Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós." (1 Co 3, 16-17) Portanto, cuide do seu corpo, ele é precioso, e lembre-se do preço caro que o nosso corpo paga pelas nossas preocupações. Cuide também dos que estão próximos, cuide do seu padre, do seu bispo. E da próxima vez que ele for almoçar na sua casa, não esqueça da salada e do suco natural ;). Isso também é um ato de amor e caridade.
Que nosso corpo seja o alicerce da saúde, a morada da alma. Cuidar é a fundamental declaração de auto-estima. Prova viva do profundo amor ou desamor de cada um por si mesmo.
Comments