top of page

Você cuida da sua higiene mental?

A gente aprende o que quer, ou com o que acontece. Em tempos de coronavírus, não é só a saúde física que deve ser preservada, mas também a saúde mental. Equilíbrio emocional, controle das emoções, mindfulness e meditação são chaves para nossa higiene mental. Não é fugir da realidade, é aceitar as coisas como elas são, mas ser uma interferência positiva pra você e para os outros.




É comum em situações de stress e pressão a gente perder o controle, mas lembre-se que algumas coisas você aprende melhor na calmaria, outras na tempestade. Observe que lições aprendidas pode tirar dessa situação. Menospreze um pouco suas emoções e lembre-se do preço exorbitante que a sua saúde pode pagar pelas suas preocupações.


Pensando nisso, compartilho um pouco do que pra mim, são pilares para a alta performance, e lembre-se que o comportamento é sempre mais importante do que o discurso:


Meditação

No começo da meditação, negocie com sua mente. Comece com 5 minutos diários, use técnicas de concentração, acrescente visualizações, sons e principalmente a respiração. Se escute. É um exercício diário, constante e desafiador, mas os resultados são incríveis. Observe os seus batimentos cardíacos, suas ações e sua intuição. Treine, exercite e pratique todos os dias. Costumo usar visualizações em minhas meditações, aliás, é a técnica usada por grandes atletas como Michel Phelps (ele visualizava a vitória com riqueza de detalhes antes de largar). Mentalizo um objetivo que desejo alcançar e me imagino conquistando com todos os detalhes.


Alimentação

Não troque seus objetivos futuros por vontades momentâneas. Tudo isso vai passar em breve, e quando passar, o que você terá feito hoje, terá reflexo gigante amanhã. É o momento de fazer diferente, de ajudar seu corpo da melhor forma. Busque uma alimentação que ajude sua imunidade, e não ao contrário. Que hoje, mas do que sempre seu alimento seja seu remédio, e seu remédio seja seu alimento. Saia do ciclo dormir dá fome e comer dá sono. Devolva energia e vitalidade ao seu corpo pelo alimento.


Atividade física

Cuidar do corpo é a fundamental declaração de auto-estima. Prova viva do profundo amor ou desamor de cada um por si mesmo. Seja mais forte que sua melhor desculpa. Mais do que nunca, agora você tem 20 minutos em casa por dia para uma atividade física. Alongamento, exercício aeróbico, força e inúmeros conteúdos online disponíveis para treinar em casa estão disponíveis. Sofá (sedentarismo) mata mais do que COVID-19.


Disciplina

Aquela gostosa disciplina de saber que se está fazendo o melhor para o momento. Dentro dos limites, procuro manter horários para o trabalho, para o lazer, para os exercícios, para a meditação e para o descanso. Ajuda, mantém a cabeça organizada e lúcida.

Vamos! Vibrando positivamente. Nunca fica mais fácil, é você que fica mais forte.


"Faz bem ao teu corpo, para que a alma tenha o prazer de nele habitar" (Santa Teresa de Àvila) 

Comments


bottom of page