A inovação consciente
- Diego Ciarrocchi
- 3 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Quando falamos de decrescimento e do mundo pós-pandemia qual o real papel da inovação no mundo? O que realmente importa hoje, no futuro próximo e nas próximas gerações?
Precisamos inicialmente desvincular a inovação do crescimento. Hoje, muito do que vemos, associa diretamente a inovação a um crescimento exponencial, sem medir as consequências a longo prazo. É preciso refletir sobre o tema, o que de fato queremos com a inovação e como ela se torna uma potente ferramenta para a sustentabilidade, impacto social e melhora da qualidade de vida no mundo.
Uma das iniciativas desse modelo é o movimento Capitalismo Consciente, onde empresas buscam iniciativas e reflexões para um convívio mais harmônico entre o setor privado, setor público e a sociedade civil. Somente com todos os arranjos e atores possíveis discutindo amplamente e em colaboração poderemos de fato avançar no tema.
Uma das grandes empresas que desde seu nascimento aplica a sustentabilidade verdadeira é a marca de roupas Patagônia, com valores de ética ambiental, sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente em tudo que fazem. Talvez, esse seja um dos segredos chaves para mudança de paradigma, onde as empresas colocam esses temas no centro, no core da organização, e não somente tentando adaptar e encaixar iniciativas futuras.
Na Patagônia, as roupas são feitas para durar, com o consumo consciente de que você irá comprar uma peça de roupa e usá-la para toda a vida. Com essa mentalidade, inclusive colocam diversas placas em suas lojas para não comprar, e sim estimular os ajustes nas roupas, trocas e revendas. Adicionalmente, as roupas são feitas com ótima qualidade, para que realmente durem muito tempo.

São inúmeras iniciativas, empresas realmente empenhadas em buscar soluções urgentes para o crescimento. Porém, não bastam pesquisas científicas, estudos, empresas e governos se a sociedade também não mudar e incentivar a mudança. Somos todos agentes transformadores e devemos nos pequenos atos buscar a transformação, o futuro desejado que queremos para o mundo. E você? Já separou seu lixo reciclado hoje?
コメント